Esse blog começou como algo específico sobre design de interiores, mas com o tempo e com a experiência, comecei a mostrar mais sobre o patrimônio arquitetônico, cultural, gastronômico e imaterial em cidades brasileiras, falando também sobre como o turismo acontece nesses locais e como visitar. Por aqui você também vai ver atividades relacionadas à cultura, como exposições e mostras.
30/08/2009
1º Conjunto Habitacional exclusivo para idosos de baixa renda
CDHU inicia construção de primeiro conjunto habitacional exclusivo para idosos de baixa renda
Avaré será o primeiro município de São Paulo a receber um empreendimento do programa Vila Dignidade. Outras seis cidades também terão habitações destinadas a esse público
A CDHU (Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano) autorizou na segunda-feira, dia 3 de agosto, o início das obras do primeiro conjunto habitacional do programa Vila Dignidade, destinado exclusivamente a idosos de baixa renda. Localizado em Avaré, no interior de São Paulo, o empreendimento de 22 casas será construído pela Construtora Sequência, vencedora da licitação. O investimento está estimado em R$ 1,8 milhão.
O programa Vila Dignidade prevê a construção de pequenas vilas, com até 24 unidades habitacionais, que respeitem os conceitos do Desenho Universal, além de infraestrutura completa e espaços de convivência, onde os moradores terão assistência social e atividades socioculturais e de lazer.
O empreendimento de Avaré terá casas horizontais, com sala conjugada à cozinha, um dormitório, banheiro, área de serviço e uma pequena área externa nos fundos, que pode ser utilizada como jardim ou horta. Como são projetadas para idosos, vários itens de segurança e acessibilidade estão previstos nas residências, como barras de apoio, pias e louças sanitárias em altura adequada, portas e corredores mais largos, interruptores em quantidade e altura ideais, rampas e pisos antiderrapantes, entre outros. As áreas comuns do condomínio também terão recursos de acessibilidade para facilitar a locomoção e dar segurança aos moradores.
Além de Avaré, a CDHU ainda investirá R$ 10 milhões na construção de outros seis conjuntos do programa nos municípios de Cubatão, Caraguatatuba, Itapeva, Ribeirão Preto, São José do Rio Preto e Santos. Em seguida, o Governo do pretende expandir o programa para todo o Estado.
Para se candidatar ao Vila Dignidade, o idoso deve ter 60 anos ou mais, ser independente para a realização das tarefas diárias, ter renda mensal de até dois salários mínimos, ser só ou não possuir vínculos familiares sólidos e morar há pelo menos dois anos no município.
O programa Via Dignidade é uma ação conjunta da CHDU, do Fundo de Solidariedade e Desenvolvimento Social e Cultural do Estado de São Paulo (FUSSESP) e das secretarias da Habitação, de Assistência e Desenvolvimento Social (Seads), de Economia e Planejamento e da Cultura, em parceria com as prefeituras de São Paulo.
Reportagem de Ana Paula Rocha
Disponível em http://www.piniweb.com.br//construcao/arquitetura/cdhu-inicia-construcao-de-primeiro-conjunto-habitacional-exclusivo-para-idosos-145871-1.asp, fotos do mesmo site.
Marcadores:
Acessibilidade,
Arquitetura,
Casas,
CDHU,
Idosos,
Projeto,
Segurança
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Olá Carla.
ResponderExcluirEsta é uma ótima iniciativa do Governo.
Você conhece outros empreendimentos para idosos?