Bom, antes de colocar o post com mais informações sobre o Feng Shui, achei bem interessante a exposição que acontece em Londres, sobre o Le Corbusier.
O arquiteto Le Corbusier (Charles-Édouard Jeanneret,1887-1965), nascido em La Chaux-de-Fonds, na Suíça, é hoje aclamado como um dos mais influentes do século XX. Tanto prestígio e relevância na arquitetura mundial levou à organização de uma mostra, que está em cartaz na Barbican Art Gallery, em Londres, sobre a obra e a vida do arquiteto, que foi também pensador, escritor e artista multi facetado. Suas idéias para a reinvenção do modo de viver moderno – desde o design de interiores até moradias em grande escala para convívio social – ainda ressoam nos dias de hoje.
Le Corbusier - The Art of Architecture é a maior pesquisa realizada em cartaz em Londres sobre o renomado arquiteto nos últimos 20 anos. Abrangendo um período de 60 anos a exposição inclui os primeiros trabalhos inspirados pelo seu país nativo, Suiça; os prédios cúbicos e brancos dos anos 20 e os projetos finais nas décadas de 50 e 60, como a Capela de Ronchamp (1950-55).
A exposicão, que é dividida cronologicamente, traz também pinturas, filmes, esculturas, livros e fotografias, além de maquetes e mobiliário originais. Alguns trabalhos de colaboradores de Le Corbusier, como os designers Charlotte Perriand e Jean Prouve, e os artistas Fernand Léger e Amédée Ozenfant, também fazem parte da mostra; assim como a revista L`Esprit Nouveau, resultado da parceria com Pablo Picasso.
Os pontos altos da exibição incluem um mural pintado por Le Corbusier no seu escritório em Paris (“Femme et coquillage IV”, 1948), uma cozinha completa projetada por Le Corbusier e Charlotte Perriand para a famosa unidade de habitação em Marseille (1947-50) e a reconstrução do seu plano utópico para Paris (1925). As impressões do arquiteto sobre as cidades por onde passou e viveu são também lembradas, pois seu trabalho e teorias foram significantemente marcados pela personalidade de cada um desses lugares.
O próprio Barbican Centre, onde a exposição é realizada, é resultado da influência de Corbusier no trabalho dos arquitetos Chamberlin, Powell e Bon. Formas e conceitos “corbusianos”, como jardins verticais e concreto bruto podem ser facilmente reconhecidos nessa construção.
O quê: exposição Le Corbusier – The Art of Architecture
Onde: Barbican Art Gallery, Londres
Quando: de 19 de fevereiro a 24 de maio de 2009
Informações: pelo site www.barbican.org.uk/lecorbusier
Informações do site: http://casa.abril.uol.com.br/noticias/exposicao-londres-mostra-vida-obra-arquiteto-le-corbusier-428451.shtml
Foto do site: http://www.honoluluacademy.org/cmshaa/academy/index.aspx?id=2470
Esse blog começou como algo específico sobre design de interiores, mas com o tempo e com a experiência, comecei a mostrar mais sobre o patrimônio arquitetônico, cultural, gastronômico e imaterial em cidades brasileiras, falando também sobre como o turismo acontece nesses locais e como visitar. Por aqui você também vai ver atividades relacionadas à cultura, como exposições e mostras.
22/03/2009
Le Corbusier - Exposição em Londres
Marcadores:
Arquitetos,
Arquitetura,
Exposição,
Le Corbusier,
Londres,
Turismo
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Eeee nega facul começa fica difícil de postar né!Adorei o blog!Bjs
ResponderExcluir